Hérnia de disco

A hérnia de disco é a doença que mais afeta a população brasileira. Ela é resultado do desgaste dos discos invertebrais da coluna vertebral. Com o desgaste destes discos, eles podem se romper, o que faz com que o material do núcleo se projete para fora desse disco.

​Sintomas de hérnia de disco na coluna cervical:

Dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula ou sobre ela, dor que irradia para o braço, antebraço ou dedos, dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

Sintomas de hérnia de disco na coluna lombar:

Dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé e pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.

Sintomas

  • Dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula ou sobre ela, dor que irradia para o braço, antebraço ou dedos, dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

  • Dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé e pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.

Causas

  • A má postura (principal fator), fatores hereditários, traumas diretos ou de repetição, idade avançada, sedentarismo, ação de inclinar e girar o tronco frequentemente, ação de levantar, empurrar e puxar objetos, movimentos repetitivos, fatores psicológicos e psicossociais, trabalhar dirigindo ou em trabalhos que provoque vibrações no corpo.

Tratamento

  • Trabalho postural juntamente com tração e fortalecimento (músculo transverso do abdômen) – RPG

  • Fisioterapia convencional

  • Exercícios físicos – como pilates